Pular para o conteúdo principal

Frases de Peter Drucker - Pai da administração moderna

"Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns."

"Se você quer algo novo, você precisa parar de fazer algo velho."


"O tomador de decisão eficaz compara o esforço e o risco de ação com o risco de inação."


"Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem."


"Resultados são obtidos aproveitando oportunidades e não resolvendo problemas."


"Não sou especialista em Brasil, mas uma coisa estou habilitado a dizer: Não creiam que mão-de-obra barata ainda seja uma vantagem."


"A eficácia dos gerentes é nossa maior esperança para tornar a sociedade moderna economicamente produtiva e socialmente viável."


"O que pode ser medido pode ser melhorado."


"O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER."


"Como gerente você é pago para estar desconfortável. Se você está confortável, é um sinal seguro de que você está fazendo as coisas erradas."


"Uma decisão é um julgamento. É uma escolha entre as alternativas."


"Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples. Na verdade, maior elogio que uma inovação pode receber é haver quem diga: Isto é óbvio! Por que não pensei nisso antes?"


"Uma decisão só se torna eficaz quando os comprometimentos com a ação são incluídos na decisão desde o início."

"Existe o risco que você não pode jamais correr, e existe o risco que você não pode deixar de correr."



"Não existem países subdesenvolvidos. Existem países subadministrados."

"Fazer as coisas certas é mais importante do que fazer as coisas de maneira correta."



"A menos que uma decisão tenha se transformado em trabalho não se trata de uma decisão; na melhor das hipóteses, não passa de uma boa intenção."

"Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação."



"A pessoa eficaz sabe que uma decisão que não satisfaça às condições-limite é ineficaz e inapropriada."

"Uma empresa que visa o lucro é, não apenas falsa, mas também irrelevante. O lucro não é a causa da empresa, mas sua validação. Se quisermos saber o que é uma empresa, devemos partir de sua finalidade, que será encontrada fora da própria empresa. E essa finalidade é criar um cliente."


"Quando você vê um negócio bem-sucedido é porque alguém, algum dia tomou uma decisão corajosa."


"A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho."



"Cada decisão é arriscada: ela é um comprometimento de recursos presentes com um futuro incerto e desconhecido."

"Nenhuma empresa é melhor do que o seu administrador permite."


"A tomada de decisões é a atividade específica do gerente. A tomada de decisões eficazes envolve um processo disciplinado, e decisões eficazes possuem características específicas."


"As únicas coisas que evoluem por vontade própria em uma organização são a desordem, o atrito e o mau desempenho."


"É mais importante fazer as coisas que devem ser feitas do que fazer as coisas como devem ser feitas."


"Não há nada tão inútil quanto fazer eficientemente o que não deveria ser feito."


"Nenhuma instituição pode sobreviver se precisar de gênios ou super-homens para a administrar. Ela deve estar organizada de forma a ser capaz de seguir em frente sob uma liderança composta de seres humanos medianos."


"Os milagres acontecem às vezes, mas é preciso trabalhar tremendamente para que aconteçam."



"As pressões sempre favorecem o que se passa dentro da organização."

"Há sempre mais tarefas produtivas para amanhã do que tempo para executá-las, e mais oportunidades do que pessoas para se encarregarem delas."



"O propósito de um negócio é criar um cliente."

"A simplicidade tende ao desenvolvimento, a complexidade à desintegração."



"O gerente que quer ser eficaz e que quer sua organização eficaz está continuamente policiando todos os programas, todas as atividades, todas as tarefas."

"Pessoas que não se arriscam geralmente cometem dois grandes erros por ano. Pessoas que se arriscam normalmente cometem dois grandes erros por ano."


"A primeira regra para a concentração de esforços do gerente é se libertar do passado que deixou de ser produtivo"


"O maior benefício de treinamento não vem de se aprender algo novo,mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem."



"Para sobreviver e ter sucesso, cada organização tem de se tornar um agente da mudança. A forma mais eficaz de gerenciar a mudança é criá-la."

"Maestros não sabem como o oboé faz o seu trabalho, mas eles sabem com o que o oboé deve contribuir."


"Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo."


"O conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país. Os portadores desses recursos são as pessoas."


"Os elefantes demoram a se adaptar, já as baratas sobrevivem em qualquer ambiente."


"O que não pode ser medido pode ser realizado."


"Nem uma única vez consegui realmente seguir à risca o plano feito em cada mês, mais isso me forçou a tentar atingir a proposição de Verdi de "lutar pela perfeição", embora "ela tenha sempre me escapado".


"Existem dois tipos de riscos: Aqueles que não podemos nos dar ao luxo de correr e aqueles que não podemos nos dar ao luxo de não correr."



"A única fonte de lucro é o cliente."

"O problema em nossas vidas não é a ausência de saber o que fazer, mas a ausência de fazê-lo."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frases de Henri Fayol - Pai da Teoria Clássica da Administração

"Dirigir é conduzir a empresa, tendo em vista os fins visados, procurando obter as maiores vantagens possíveis de todos os recursos de que ela dispõe.” “A primeira condição inerente ao chefe de uma grande empresa é a de ser bom administrador.” “Controlar é velar para que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.” “A harmonia e a união das pessoas de uma empresa são grande fonte de vitalidade para ela. É necessário, pois, realizar esforços para estabelecê-la.” “Coordenar é ligar, unir e harmonizar todos os atos e todos os reforços.” “Administrar significa olhar à frente.” “Organizar é constituir o duplo organismo, material e social, da empresa.” “Prever é perscrutar o futuro e traçar o programa de ação.” “Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.”

Frases de Frederick W.Taylor - Pai da Administração Científica

"A ideia de tarefa é, quiçá, o mais importante elemento na administração científica." "O melhor tipo de administração atualmente em uso pode ser definido como um sistema em que os trabalhadores dão seus melhores esforços e recebem estímulo especial de seus patrões." "O indivíduo atinge sua maior prosperidade, isoladamente, quando alcança o mais alto grau de eficiência, isto é, quando diariamente consegue o máximo rendimento." "O principal objetivo da administração deve ser o de assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado."

Questões respondidas sobre liderança

01-  É característica da "Escola de Chefes": Resposta:  a unidade de comando determina que cada subordinado recebe ordens e presta contas somente a um superior. 02-  Com referência a comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem. Quando uma chefia valoriza de modo mais evidente as habilidades interpessoais de um subordinado em detrimento de sua capacidade de realização e entrega de desempenho, pode estar havendo a predominância de um estilo de liderança que se baseia na execução de tarefas e atividades. Resposta: Errado 03-  É a abordagem organizacional que objetiva a delegação ao funcionário do poder de decisão, autonomia e exige o comprometimento com as decisões estratégicas com a finalidade de melhorar o desempenho da empresa: Resposta:  Empowerment. 04-  É o poder atribuído a um indivíduo que ocupa uma posição específica dentro da organização: Resposta:  legítimo. 05-  Liderança I. é o processo de exercer influência...