O que é um plano de negócio
Um Plano de Negócio é um documento que descreve os
objetivos de um negócio e quais os passos que devem ser dados para que esses
objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas para o
empreendedor, empresa ou investidores.
A quem se destina o Plano de negócio
O Plano de Negócio é um
documento confidencial. Deve ser distribuído somente àqueles que têm
necessidade de vê-lo, tais como a equipe gerencial, conselheiros profissionais
e fontes potenciais de recursos.
- Mantenedores de Incubadoras: iniciação de empresas, com condições operacionais facilitadas, mantidas por instituições de classe, centros de pesquisas, órgãos governamentais.
- Parceiros: para definição de estratégias e discussão sobre formas de interação entre as partes.
- Bancos: para pleitos de financiamentos de equipamentos e instalações, capital de giro, expansão da empresa, etc.
- Investidores: entidades de capital de risco, pessoas jurídicas, bancos de investimento, etc.
- Fornecedores: para negociação na compra de mercadorias, matéria-prima e formas de pagamentos.
- A própria empresa: para comunicação interna, da gerência com o conselho de administração e com os empregados (comprometimento mútuo de metas e resultados).
- Clientes: para venda do produto e/ou serviço e publicidade da empresa.
- Sócios: para convencimento em participar do empreendimento e formalização da sociedade.
A apresentação do Plano de Negócio é formatada mais objetivamente nas ênfases relacionadas com o público específico.
- Mantenedores de Incubadoras: iniciação de empresas, com condições operacionais facilitadas, mantidas por instituições de classe, centros de pesquisas, órgãos governamentais.
- Parceiros: para definição de estratégias e discussão sobre formas de interação entre as partes.
- Bancos: para pleitos de financiamentos de equipamentos e instalações, capital de giro, expansão da empresa, etc.
- Investidores: entidades de capital de risco, pessoas jurídicas, bancos de investimento, etc.
- Fornecedores: para negociação na compra de mercadorias, matéria-prima e formas de pagamentos.
- A própria empresa: para comunicação interna, da gerência com o conselho de administração e com os empregados (comprometimento mútuo de metas e resultados).
- Clientes: para venda do produto e/ou serviço e publicidade da empresa.
- Sócios: para convencimento em participar do empreendimento e formalização da sociedade.
A apresentação do Plano de Negócio é formatada mais objetivamente nas ênfases relacionadas com o público específico.
Estrutura de um plano de negócio
O Plano de Negócio é
composto de oito seções:
Sumário Executivo
É a primeira parte que será lida por um eventual investidor. Deve conter os pontos principais e mais interessantes do Plano. Não costuma ter mais de uma página.
O Sumário Executivo deve conter:
- Quem você é.
- Qual a sua estratégia / visão.
- O que você está fazendo e o propósito de fazê-lo.
- Qual é seu mercado.
- Quanto de dinheiro você precisa e o que fará com ele.
- Quais são suas vantagens competitivas.
Descrição da Empresa
Contém um sumário da empresa, seu modelo de negócio, a natureza, sua história, estrutura legal, localização, objetivos, estratégias e missão. Uma a duas páginas.
Produtos e Serviços
Descrição dos produtos e serviços da empresa, suas características, forma de uso, especificações, estágio de evolução. Máximo de duas páginas.
Estrutura Organizacional
Como a empresa está organizada internamente, número de funcionários, principais posições, perfil do profissional. Máximo de duas páginas.
Plano de Marketing
Aqui serão descritos o setor, o mercado, as tendências, a forma de comercialização, distribuição e divulgação dos produtos, preços, concorrentes e vantagens competitivas. O Plano de Marketing de conter de cinco a seis páginas.
Plano Operacional
Descreve o fluxo operacional, cadeia de suprimentos, controle de qualidade, serviços associados, capacidade produtiva e logística. De três a quatro páginas.
Estrutura de Capitalização
Como a empresa está capitalizada. Quem faz parte da sociedade, necessidades de capital de terceiro, forma de remuneração e estratégias de saída. Duas a três páginas.
Plano Financeiro
Como a empresa se comportará ao longo do tempo do ponto de vista financeiro, descrições e cenários, pressupostos críticos, situação histórica, fluxo de caixa, análise do investimento, demonstrativo de resultados, projeções de balanços e outros indicadores. De cinco a seis páginas.
Sumário Executivo
É a primeira parte que será lida por um eventual investidor. Deve conter os pontos principais e mais interessantes do Plano. Não costuma ter mais de uma página.
O Sumário Executivo deve conter:
- Quem você é.
- Qual a sua estratégia / visão.
- O que você está fazendo e o propósito de fazê-lo.
- Qual é seu mercado.
- Quanto de dinheiro você precisa e o que fará com ele.
- Quais são suas vantagens competitivas.
Descrição da Empresa
Contém um sumário da empresa, seu modelo de negócio, a natureza, sua história, estrutura legal, localização, objetivos, estratégias e missão. Uma a duas páginas.
Produtos e Serviços
Descrição dos produtos e serviços da empresa, suas características, forma de uso, especificações, estágio de evolução. Máximo de duas páginas.
Estrutura Organizacional
Como a empresa está organizada internamente, número de funcionários, principais posições, perfil do profissional. Máximo de duas páginas.
Plano de Marketing
Aqui serão descritos o setor, o mercado, as tendências, a forma de comercialização, distribuição e divulgação dos produtos, preços, concorrentes e vantagens competitivas. O Plano de Marketing de conter de cinco a seis páginas.
Plano Operacional
Descreve o fluxo operacional, cadeia de suprimentos, controle de qualidade, serviços associados, capacidade produtiva e logística. De três a quatro páginas.
Estrutura de Capitalização
Como a empresa está capitalizada. Quem faz parte da sociedade, necessidades de capital de terceiro, forma de remuneração e estratégias de saída. Duas a três páginas.
Plano Financeiro
Como a empresa se comportará ao longo do tempo do ponto de vista financeiro, descrições e cenários, pressupostos críticos, situação histórica, fluxo de caixa, análise do investimento, demonstrativo de resultados, projeções de balanços e outros indicadores. De cinco a seis páginas.
Diferença entre modelo de negócios e plano de negócios
Um Plano de Negócios é um documento detalhado onde o
empreendedor deve descrever todas as etapas que envolvem ou fazem parte do seu negócio, já um Modelo de
Negócio é a representação de como a sua
empresa gera e entrega valor para os seus clientes. Isso é feito a
partir da estruturação dos elementos e etapas que fazem a sua empresa ser
única, e demonstra o “como” ela faz o que faz.
Qual é a importância de um plano de negócios?
Um Plano de Negócio apresenta-se como uma
ferramenta essencial por vários motivos:
- É um processo de validação de uma ideia,
através do qual o empreendedor obtém elementos para decidir se deve ou não
iniciar um novo projeto.
- É um instrumento de diminuição de riscos. Ao
elaborar um plano de negócios o empreendedor estuda a viabilidade do seu
negócio, cria ações preventivas contra possíveis ameaças e desafios,
analisa a fundo o mercado e os potenciais clientes, evita esforços
desnecessários, investimentos improdutivos e gastos sem sentido.
- É um documento essencial para a negociação e
obtenção de recursos.
- É um mecanismo que o empreendedor dispõe para
refletir sobre si mesmo e sobre o seu negócio: Valerá a pena? É o que eu
sonhei? Depois de elaborado, o plano de negócios indica novos caminhos,
mesmo que um deles seja a desistência, a reformulação do projeto ou a formulação
de uma nova ideia.
- É um meio de comunicação entre o empreendedor
e a sua equipa, já que as informações existentes no documento (objetivos,
missão, valores, metas, estratégias) vão guiar todos os intervenientes e
uni-los.
- É uma ferramenta dinâmica de apoio à gestão.
Sempre que necessário, deverá ser ajustado e revisto de acordo com as
novas exigências do negócio.
Referências Bibliográficas:
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