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Plano de Negócio

O que é um plano de negócio

Um Plano de Negócio é um documento que descreve os objetivos de um negócio e quais os passos que devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas para o empreendedor, empresa ou investidores.

A quem se destina o Plano de negócio
Plano de Negócio é um documento confidencial. Deve ser distribuído somente àqueles que têm necessidade de vê-lo, tais como a equipe gerencial, conselheiros profissionais e fontes potenciais de recursos.

- Mantenedores de Incubadoras: iniciação de empresas, com condições operacionais facilitadas, mantidas por instituições de classe, centros de pesquisas, órgãos governamentais.

- Parceiros: para definição de estratégias e discussão sobre formas de interação entre as partes.

- Bancos: para pleitos de financiamentos de equipamentos e instalações, capital de giro, expansão da empresa, etc.

- Investidores: entidades de capital de risco, pessoas jurídicas, bancos de investimento, etc.

- Fornecedores: para negociação na compra de mercadorias, matéria-prima e formas de pagamentos.

- A própria empresa: para comunicação interna, da gerência com o conselho de administração e com os empregados (comprometimento mútuo de metas e resultados).

- Clientes: para venda do produto e/ou serviço e publicidade da empresa.

- Sócios: para convencimento em participar do empreendimento e formalização da sociedade.

A apresentação do Plano de Negócio é formatada mais objetivamente nas ênfases relacionadas com o público específico.

Estrutura de um plano de negócio

Plano de Negócio é composto de oito seções:

Sumário Executivo

É a primeira parte que será lida por um eventual investidor. Deve conter os pontos principais e mais interessantes do Plano. Não costuma ter mais de uma página.

O Sumário Executivo deve conter:
- Quem você é.
- Qual a sua estratégia / visão.
- O que você está fazendo e o propósito de fazê-lo.
- Qual é seu mercado.
- Quanto de dinheiro você precisa e o que fará com ele.
- Quais são suas vantagens competitivas.

Descrição da Empresa

Contém um sumário da empresa, seu modelo de negócio, a natureza, sua história, estrutura legal, localização, objetivos, estratégias e missão. Uma a duas páginas.

Produtos e Serviços
Descrição dos produtos e serviços da empresa, suas características, forma de uso, especificações, estágio de evolução. Máximo de duas páginas.

Estrutura Organizacional
Como a empresa está organizada internamente, número de funcionários, principais posições, perfil do profissional. Máximo de duas páginas.

Plano de Marketing
Aqui serão descritos o setor, o mercado, as tendências, a forma de comercialização, distribuição e divulgação dos produtos, preços, concorrentes e vantagens competitivas. O Plano de Marketing de conter de cinco a seis páginas.

Plano Operacional
Descreve o fluxo operacional, cadeia de suprimentos, controle de qualidade, serviços associados, capacidade produtiva e logística. De três a quatro páginas.

Estrutura de Capitalização
Como a empresa está capitalizada. Quem faz parte da sociedade, necessidades de capital de terceiro, forma de remuneração e estratégias de saída.  Duas a três páginas.

Plano Financeiro
Como a empresa se comportará ao longo do tempo do ponto de vista financeiro, descrições e cenários, pressupostos críticos, situação histórica, fluxo de caixa, análise do investimento, demonstrativo de resultados, projeções de balanços e outros indicadores. De cinco a seis páginas.

Diferença entre modelo de negócios e plano de negócios

Um Plano de Negócios é um documento detalhado onde o empreendedor deve descrever todas as etapas que envolvem ou fazem parte do seu negócio, já um Modelo de Negócio é a representação de como a sua empresa gera e entrega valor para os seus clientes. Isso é feito a partir da estruturação dos elementos e etapas que fazem a sua empresa ser única, e demonstra o “como” ela faz o que faz.

Qual é a importância de um plano de negócios?

Um Plano de Negócio apresenta-se como uma ferramenta essencial por vários motivos:
  • É um processo de validação de uma ideia, através do qual o empreendedor obtém elementos para decidir se deve ou não iniciar um novo projeto.
  • É um instrumento de diminuição de riscos. Ao elaborar um plano de negócios o empreendedor estuda a viabilidade do seu negócio, cria ações preventivas contra possíveis ameaças e desafios, analisa a fundo o mercado e os potenciais clientes, evita esforços desnecessários, investimentos improdutivos e gastos sem sentido.
  • É um documento essencial para a negociação e obtenção de recursos.
  • É um mecanismo que o empreendedor dispõe para refletir sobre si mesmo e sobre o seu negócio: Valerá a pena? É o que eu sonhei? Depois de elaborado, o plano de negócios indica novos caminhos, mesmo que um deles seja a desistência, a reformulação do projeto ou a formulação de uma nova ideia.
  • É um meio de comunicação entre o empreendedor e a sua equipa, já que as informações existentes no documento (objetivos, missão, valores, metas, estratégias) vão guiar todos os intervenientes e uni-los.
  • É uma ferramenta dinâmica de apoio à gestão. Sempre que necessário, deverá ser ajustado e revisto de acordo com as novas exigências do negócio.

Referências Bibliográficas:

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