01- É característica da "Escola de Chefes":
Resposta: a unidade de comando determina que cada subordinado recebe ordens e presta contas somente a um superior.
02- Com referência a comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
Quando uma chefia valoriza de modo mais evidente as habilidades interpessoais de um subordinado em detrimento de sua capacidade de realização e entrega de desempenho, pode estar havendo a predominância de um estilo de liderança que se baseia na execução de tarefas e atividades.
Resposta: Errado
03- É a abordagem organizacional que objetiva a delegação ao funcionário do poder de decisão, autonomia e exige o comprometimento com as decisões estratégicas com a finalidade de melhorar o desempenho da empresa:
Resposta: Empowerment.
04- É o poder atribuído a um indivíduo que ocupa uma posição específica dentro da organização:
Resposta: legítimo.
05- Liderança
I. é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para a realização de objetivo em determinada situação.
II. autocrática é aquela na qual o líder exerce sua liderança e não nega a participação aos demais liderados na escolha e/ou implementação de suas decisões.
III. democrática é aquela na qual o líder aceita e estimula a participação dos liderados na escolha de suas decisões, mas não permite a participação na implementação de suas decisões.
IV. Laissez-faire é aquela na qual o líder se afasta e deixa que os liderados ajam como bem o desejarem, decidindo por eles próprios o que devem fazer.
É correto o que consta APENAS em:
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Resposta: a unidade de comando determina que cada subordinado recebe ordens e presta contas somente a um superior.
02- Com referência a comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
Quando uma chefia valoriza de modo mais evidente as habilidades interpessoais de um subordinado em detrimento de sua capacidade de realização e entrega de desempenho, pode estar havendo a predominância de um estilo de liderança que se baseia na execução de tarefas e atividades.
Resposta: Errado
03- É a abordagem organizacional que objetiva a delegação ao funcionário do poder de decisão, autonomia e exige o comprometimento com as decisões estratégicas com a finalidade de melhorar o desempenho da empresa:
Resposta: Empowerment.
04- É o poder atribuído a um indivíduo que ocupa uma posição específica dentro da organização:
Resposta: legítimo.
05- Liderança
I. é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para a realização de objetivo em determinada situação.
II. autocrática é aquela na qual o líder exerce sua liderança e não nega a participação aos demais liderados na escolha e/ou implementação de suas decisões.
III. democrática é aquela na qual o líder aceita e estimula a participação dos liderados na escolha de suas decisões, mas não permite a participação na implementação de suas decisões.
IV. Laissez-faire é aquela na qual o líder se afasta e deixa que os liderados ajam como bem o desejarem, decidindo por eles próprios o que devem fazer.
É correto o que consta APENAS em:
Resposta: I e IV.
06- Assinale a alternativa que corresponde a uma atitude presente na liderança orientada para a tarefa, ou autocrática.
Resposta: Focaliza a necessidade de cumprir as metas organizacionais.
07- A liderança é vista como um processo em que se estabelecem:
Resposta: relações de influência entre pessoas.
08- Com referência à gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir.
As lideranças transformacional e transacional assemelham-se quanto ao estilo comportamental do líder, sendo elemento comum dessas abordagens a capacidade de adequação do comportamento de liderança ao contexto.
Resposta:Errado
09- Acerca dos temas liderança e motivação, julgue o item a seguir:
Saber ouvir, trabalhar em equipe e compreender as necessidades dos colaboradores são características valorizadas em gestores públicos.
Resposta: Certo.
10- Paul Hersey e Kenneth Blanchard desenvolveram um modelo de liderança contingencial baseado no ciclo de vida, cuja proposta de estilo eficaz é baseada na maturidade dos subordinados de trabalho. O conceito de maturidade inclui duas dimensões: a de trabalho (capacidade) e a psicológica (disposição). Os estilos de liderança têm relação com o grau de maturidade dos subordinados. Cada estilo é caracterizado por palavras-chave. Para maturidade baixa dos subordinados a palavra-chave é:
Resposta: Determinar.
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